Pedimos ao Hélder Miranda para escrever algumas linhas sobre o comportamento da BMC TeamElite TE01 que o levou a cruzar em primeiro a linha da meta na Maratona de Portalegre 2013. Aqui ficam as palavras do Hélder sobre esta bike, com que está a correr na época de 2013:
Agora que já estão cumpridos alguns treinos e 4 maratonas é chegada a altura de escrever algumas linhas sobre o comportamento da minha BMC Team Elite. Até agora, esta bicicleta tem estado a ser uma agradável surpresa pelo seu comportamento no terreno. Após a adaptação inicial à geometria da bicicleta e de começar a ganhar confiança na sua condução, esta bike tem permitido obter muito boas performances, não comprometendo em nenhum tipo de terreno. É extremamente rápida a rolar e a descer, fruto da sua superior distancia entre eixos, o que faz também com que seja, ao mesmo tempo, mais confortável em terrenos mais duros. A BMC Teamelite atinge uma rigidez torcional invejável: sempre que tenho de adoptar a posição em pé, ela "dispara" e progride muito rapidamente sem que aqui se faça notar o factor comprimento!
Quanto ao grupo, o Sram XX tem estado ao seu melhor nível, tanto a nível de transmissão como de travões, nunca tendo comprometido a minha performance e mantendo sempre as afinações.
Por ser uma bicicleta rígida, poderia ser também ela muito dura na sua parte traseira e provocar as sempre incómodas dores de costas em distâncias mais longas e terreno mais duro mas, neste caso, com a colocação da escora traseira bastante abaixo em relação ao top tube, a bike ganha um conforto invejável mas, mais uma vez,sem que tenha qualquer perca de rendimento - é, sem dúvida a bicicleta rígida com maior conforto a nível traseiro que já testei.
Aqui fica um pequeno vídeo acerca da TeamElite TE01: