Terminou, no passado dia 9 de Maio a prova por etapas mais dura de Portugal, o Trans-Portugal Garmin, que contou com a participação do atleta da Motovedras, André Malha.
O André Malha terminou em 29º da geral os 1024 km desta prova épica que entre o dia 1 e 9 de Maio cruzou os trilhos nacionais e uniu Bragança a Sagres durante nove duríssimas etapas, de puro BTT.
Nesta prova não faltam os mais variados trilhos e tipo de terreno e se no inicio abundam as zonas de grandes serras, a entrada no Alentejo marca o principio de nova Jornada o das planícies (que não são tão a direito como se julga) e das etapas de muitos Kms. Com a primeira etapa Alentejana a ter mais de 170 km para completar num só dia. Para depois se voltar à Serraria, desta vez Algarvia, que nos leva até às zonas de costa e arribas escarpadas da Costa Vicentina que nos conduzem até Sagres para um mergulho no mar.
Mergulho final que é uma imagem de marca desta prova nacional com organização da Ciclonatur.
Quando perguntamos ao André o que achou mais difícil nestes nove dias; ele respondeu:
"Numa prova que começou com a dureza do relevo de Trás-os-Montes e seguiu directo para a maior Serra de Portugal Continental e que ao 5º dia já estava no Alentejo, com todos os km a serem efectuados de bicicleta, é difícil conseguir definir se existe algum dia que seja o mais duro, ou mais difícil. A verdade é que toda a prova é um teste às capacidades de superação de cada um de nós e também um teste à resistência do material que cada um transporta. E na verdade sei que parte do resultado que obtive está ligado com a prestação da Specialized Epic S-Works, com a Energia e Resistência que vem de cada pacote de Gel da Carbboom!, e o conseguir estar sentado na bicicleta durante tantas horas só é possível graças ao conforto dos equipamentos da Cofides"
O André que é um dos Epic Riders mais experientes do pelotão nacional, já participou no TransPortugal 4 vezes como atleta vassoura, e já conclui o Cape Epic e o TransAlp, este ano decidiu enfrentar o desafio de competir numa prova onde sempre fez parte da organização. E que nos confidenciou:
" Fazer o TransPortugal como "vassoura" é muito duro porque acabo por fazer todos os dias o tempo máximo da etapa, mas o facto de o fazer mais rápido obriga a um maior desgaste físico. E este ano o facto de ter chovido até muito próximo do começo da prova, e até durante a prova, fez com que os trilhos estivessem muito mais complicados de enfrentar do que em anos anteriores."
Ao ser questionado quanto ao processo de recuperação entre os vários dias prova o André ainda nos disse que:
"Não é fácil recuperar de um dia para o outro. Quando chegamos temos todo um processo logístico para cumprir. Temos de tratar da bike, lavar a roupa, tratar de ter o equipamento pronto para o dia seguinte (camelback, bike afinada, lavada e de pneus cheios) tratar da alimentação do dia seguinte. Esta é uma prova em auto-suficiência e isso implica um tipo de cuidados com alimentação/nutrição durante a etapa diferente das provas de um dia. Depois é preciso ir à massagem e se possível descansar antes do Jantar. Segue-se o Briefing para o dia seguinte onde ficamos a conhecer os pontos de água e algumas zonas quentes da etapa e só depois podemos ir dormir. No outro dia temos mais do mesmo. Pelo que é muito complicado conseguir dormir um mínimo de 8 horas a cada dia"
E quanto ao 29º lugar disse-nos que:
"É apenas um lugar que representa que consegui superar mais um desafio pessoal a que me propus e para a qual a equipa colocou à minha disposição as ferramentas que me ajudaram a conseguir este objectivo. Tenho de agradecer ao Nuno Machado, à Motovedras; à CarbBoom! e à Cofides por continuarem a acreditar neste projecto."
E agora André?
"Agora é altura de descansar já com a cabeça na próxima Aventura"
Quem acabou por vencer a prova foi o Campeão Nacional de Maratona Luís Leão Pinto que se estreou este ano nas provas de BTT por etapas.
De salientar ainda o excelente resultado de outro atleta de Torres Vedras, o Marco Almeida que aos comandos da sua Specialized StumpJumper S-Works e com a nutrição a cargo da Carbboom!, conseguiu terminar os mais de 1.000 kms na 3ª posição.