Terça-feira, 11 de Maio de 2010

TEAM MOTOVEDRAS NO TRANSPORTUGAL GARMIN

Terminou, no passado dia 9 de Maio a prova por etapas mais dura de Portugal, o Trans-Portugal Garmin, que contou com a participação do atleta da Motovedras, André Malha.

 

O André Malha terminou em 29º da geral os 1024 km desta prova épica que entre o dia 1 e 9 de Maio cruzou os trilhos nacionais e uniu Bragança a Sagres durante nove duríssimas etapas, de puro BTT.

Nesta prova não faltam os mais variados trilhos e tipo de terreno e se no inicio abundam as zonas de grandes serras, a entrada no Alentejo marca o principio de nova Jornada o das planícies (que não são tão a direito como se julga) e das etapas de muitos Kms. Com a primeira etapa Alentejana a ter mais de 170 km para completar num só dia. Para depois se voltar à Serraria, desta vez Algarvia, que nos leva até às zonas de costa e arribas escarpadas da Costa Vicentina que nos conduzem até Sagres para um mergulho no mar.
Mergulho final que é uma imagem de marca desta prova nacional com organização da Ciclonatur.

 

 

 

Quando perguntamos ao André o que achou mais difícil nestes nove dias; ele respondeu:

"Numa prova que começou com a dureza do relevo de Trás-os-Montes e seguiu directo para a maior Serra de Portugal Continental e que ao 5º dia já estava no Alentejo, com todos os km a serem efectuados de bicicleta, é difícil conseguir definir se existe algum dia que seja o mais duro, ou mais difícil. A verdade é que toda a prova é um teste às capacidades de superação de cada um de nós e também um teste à resistência do material que cada um transporta. E na verdade sei que parte do resultado que obtive está ligado com a prestação da Specialized Epic S-Works, com a Energia e Resistência que vem de cada pacote de Gel da Carbboom!, e o conseguir estar sentado na bicicleta durante tantas horas só é possível graças ao conforto dos equipamentos da Cofides"

O André que é um dos Epic Riders mais experientes do pelotão nacional, já participou no TransPortugal 4 vezes como atleta vassoura, e já conclui o Cape Epic e o TransAlp, este ano decidiu enfrentar o desafio de competir numa prova onde sempre fez parte da organização. E que nos confidenciou:

" Fazer o TransPortugal como "vassoura" é muito duro porque acabo por fazer todos os dias o tempo máximo da etapa, mas o facto de o fazer mais rápido obriga a um maior desgaste físico. E este ano o facto de ter chovido até muito próximo do começo da prova, e até durante a prova, fez com que os trilhos estivessem muito mais complicados de enfrentar do que em anos anteriores."

Ao ser questionado quanto ao processo de recuperação entre os vários dias prova o André ainda nos disse que:

"Não é fácil recuperar de um dia para o outro. Quando chegamos temos todo um processo logístico para cumprir. Temos de tratar da bike, lavar a roupa, tratar de ter o equipamento pronto para o dia seguinte (camelback, bike afinada, lavada e de pneus cheios) tratar da alimentação do dia seguinte. Esta é uma prova em auto-suficiência e isso implica um tipo de cuidados com alimentação/nutrição durante a etapa diferente das provas de um dia. Depois é preciso ir à massagem e se possível descansar antes do Jantar. Segue-se o Briefing para o dia seguinte onde ficamos a conhecer os pontos de água e algumas zonas quentes da etapa e só depois podemos ir dormir. No outro dia temos mais do mesmo. Pelo que é muito complicado conseguir dormir um mínimo de 8 horas a cada dia"

 

 

 

E quanto ao 29º lugar disse-nos que:

"É apenas um lugar que representa que consegui superar mais um desafio pessoal a que me propus e para a qual a equipa colocou à minha disposição as ferramentas que me ajudaram a conseguir este objectivo. Tenho de agradecer ao Nuno Machado, à Motovedras; à CarbBoom! e à Cofides por continuarem a acreditar neste projecto."

E agora André?

"Agora é altura de descansar já com a cabeça na próxima Aventura"

Quem acabou por vencer a prova foi o Campeão Nacional de Maratona Luís Leão Pinto que se estreou este ano nas provas de BTT por etapas.
De salientar ainda o excelente resultado de outro atleta de Torres Vedras, o Marco Almeida que aos comandos da sua Specialized StumpJumper S-Works e com a nutrição a cargo da Carbboom!, conseguiu terminar os mais de 1.000 kms na 3ª posição.


Publicado por Eupedalo às 19:51
link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

SUBSCREVER FEEDS

ACERCA

Este é o blog da MoveFree. Um blog dedicado a todas as pessoas que pedalam, dos profissionais aos amadores, dos que competem em cima de uma bicicleta aos que gostam de dar umas pedaladas com a família e amigos. Um blog inclusivo e que se compromete a partilhar noticías e informações dedicadas ao ciclismo, à natureza e sustentabilidade.

TAGS

2011

24h

24h of exposure

aldeias sos

amigos do pedal

ana galvão

andré egreja

apoio movefree

atleta movefree

audace

avalanche

bicicletas

bike performance center

bikesharing

bmc

brasil ride

bruno espinha

btt

c.o.o.

campanha

campanhas

campeão europeu

cape epic

ciclovias

codigo da estrada

competição

criança

david rosa

dolce vita tejo

downhill

ecologia

enduro series

equipas

estrada

eventos

festival bike

filomena gomes

fórum sintra

forum sintra

freestyle

iceland luso expedition

inovação

itinerários da memória

joana marques

joão barbosa

lisboa

lousã

mafra

mafra btt

malandros btt

maratona de sintra

maratonas

master class

metralhas btt

moda

motovedras

movefree

movefree factory team

movefree/shimano

movefree_

natal movefree

nuno machado

oestebike

oribtt

pardal

passatempo

passeio movefree

passeio nocturno

passeios

passeios de loja

passeios nocturnos

patagonia luso expedition

paulo guerra dos santos

pedro dias

pedro duque

pedro maia

produtos

promoções

raid btt

ribamar

ricardo mendes

rockhopper sl

são martinho

saúde

scott

scott scale 900 rc

segurança

sintra

site movefree

solidariedade

specialized

stumpjumper ht

tapada nacional de mafra

test bike

torres vedras

transalp

treinos

triatlo

tutorial

urbano

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

LINKS