Dia 17 de Julho de 2012
Etapa – Troia – Carvalhal – 27km
"Hoje foi a sério, matámos as saudades de uma boa pedalada que já não dávamos desde a semana passada quando acabámos o Lisboa-Badajoz. Iniciámos o percurso em Troia depois de uma travessia do Rio Sado serena e tranquila, quase poética. Porque o barco pára um pouco mais á frente do centro de Troia, tivemos de andar um pouco para trás para iniciar o percurso mesmo do inicio da península: Foi uma decisão acertada porque em Troia há uma ciclovia muito bem desenhada e que se prolonga por cerca de três km, é pena não ser até comporta, falta um bocadinho assim… !
Hoje foi também o dia de estrear as bicicletas e as crianças fizeram tudo o que não se deve fazer, como descer sem as mãos no guiador, tirar os pés dos pedais, acelerar e travar, fazer corridas - foi muito divertido observar esta felicidade. A pedalada decorreu sem grande dificuldade, só o calor é que estava a crescer e isso não foi assim tão agradável. Para procurar um caminho mais fresco foi tomada a decisão em grupo de entrar pelos arrozais, havia o risco de o caminho não ter saída, mas, aventura é aventura e lá fomos pela escolha acertada valeu-nos um Sr. muito simpático que nos apontou o trajecto mais correto.
Chegámos ao Carvalhal por volta das 11h30m e começámos logo a preparar o almoço – Bifanas com salada de tomate que estavam muito boas. À tarde foi obrigatório um mergulho na belíssima praia do Carvalhal. Hoje estava previsto chegarmos ao parque de campismo da Galé, mas com o calor a apertar e a generosa oferta da junta de freguesia do Carvalhal que permite poupar alguns euros em estadia, decidimos ficar por aqui e foi uma escolha acertada. Por não estarmos muito longe de Lisboa foi possível ir á loja da Movefree fazer algumas afinações e retirar uns barulhos que infelizmente me acompanharam todo o dia. Mais uma vez, receberam, com grande simpatia e o trabalho foi muito cuidadoso, já não há barulhos!
Hoje enquanto ia para a Loja da Movefree estava a pensar no dia e a tentar ver o quanto esta actividade está a enriquecer a relação entre todos os que nela estão a participar. A quem estiver a acompanhar estes artigos deixo aqui só esta reflexão com humildade: Se na família há filhos adolescentes e existe dificuldade em comunicar com eles, pegue na bicicleta e organize um pequeno passeio em conjunto, porque a bicicleta será apenas um pretexto para kms de conversa.
Agora está na hora de dormir mas antes temos aqui uma grande guerra com as melgas que estão a atacar sem misericórdia. Amanhã será até Melides começamos às 7h00.