Recentemente tornada de um Iron Man em Nice, a IronMena deixa-nos as suas impressões sobre a Tarmac SL2 Comp que utilizou para completar a parte de ciclismo dessa prova de triatlo de alta resistência. Isto enquanto não embarca noutra aventura: em breve poderemos acompanhar as aventuras da Filomena e do Ricardo Mendes na Iceland Luso Expedition - mais informações em https://www.facebook.com/IcelandLusoExpedition.
Aqui fica a Tarmac testada pela Filomena:
Utilizadora:
Filomena Gomes. 14 anos de experiência de bicicleta, cerca de 7 em bicicleta de estrada. Não costumo andar com grupos definidos, mas sim com amigos variados e companheiros de equipa (Triatlo/Duatlo). Fui Finisher na TransPortugal Garmin 2007 e Finisher em 3 Ironman, um deles com o apoio Movefree. Os treinos ou voltas que gosto de fazer são, de preferência, longos! Gosto de passar muitas horas em cima da bicicleta, em treino com paragens obrigatórias para reabastecer nalguma tasca deste nosso belo país. Eu pedalo para treinar, mas também para passear!
Bicicleta de teste:
SPECIALIZED TARMAC SL2 COMP, utilizada intensamente nos meses de Maio e Junho, na preparação para o Ironman France-Nice.
Tipo de terreno, andamento, topografia, estado do terreno:
Alfalto em estados variados: bom, razoável e mau. As estradas portuguesas são um bom teste para qualquer bicicleta! Pedalei sobretudo em montanha, salvo alguns triatlos em que participei, cujos segmentos de ciclismo são normalmente rolantes e em circuito. Relativamente ao Ironman, a prova disputou-se nos Alpes mediterrânicos, pelo que se tratava de um percurso duro e exigente.
Look and feel da bicicleta:
Estética elegante e atraente. Quadro e forqueta em carbono, geometria SL2. Espigão de selim em carbono com inserções de gel. Transmissão Shimano 105 integral (manípulos incluídos), conjunto pedaleiro compacto 50/34, cassete 11/28. Rodas Fulcrum Racing 6, pneus Specialized Turbo Elite.
Experiência de utilização.
Quando utilizei a bicicleta pela 1ª vez, senti-me logo incrivelmente bem. O tamanho e postura na bicicleta foram totalmente adequados, apesar de se tratar de uma bicicleta agressiva. A Tarmac é surpreendentemente ágil, nervosa, feita para rolar e devorar quilómetros a grande velocidade. A inércia que lhe é própria advém da facilidade com que “embala”. No entanto, é uma bicicleta extraordinariamente confortável, o que resulta de uma geometria impecável, aliada a um conjunto rodas/pneus de desempenho superior, e ajudado pelo espigão de carbono com inserções.
Ao utilizá-la pela 1ª vez ainda sem ciclómetro, nem queria acreditar que tinha feito 100kms, quase sem dar por isso! O conforto e a sua natureza nervosa fazem com que o tempo em cima do selim não se faça sentir.
Em subidas, o conjunto pedaleiro compacto e a cassete generosa (com 28 dentes) ajudam a subir progressivamente sem acumular muito ácido láctico. As desmultiplicações que este conjunto oferece são os ideais para a montanha.
Assim como sobe muito bem, também desce veloz, sendo segura e oferecendo confiança ao ciclista. Em plano está lindamente, a sua agressividade sobressai sobretudo em percursos rápidos e rolantes.
Componentes:
Todos os componentes tiveram um desempenho superior, apesar de a bicicleta vir originalmente equipada com um pedaleiro 53/39. No entanto, tendo em conta o percurso de montanha a que se destinava, optou-se por um pedaleiro compacto. De realçar a excelente qualidade e conforto dos pneus Specialized Turbo, bem como de um outro pormenor, mas que oferece um conforto e “grip” acrescido: as fitas de guiador Specialized Roubaix.
Mas é o quadro que mais se destaca: a ergonomia, geometria, estética e elegância da SL2 é mais que conhecida, testada e reconhecida. É o elemento fulcral da Tarmac, existindo já, no entanto, evoluções do mesmo, mas sendo este um quadro de referência.
Esta bicicleta é perfeita para:
Quem procura um misto de velocidade sem penalizar demasiado o conforto. É uma bicicleta muito agressiva, mas que não castiga o seu utilizador. É, por isso uma grande aposta para competição (no caso, triatlo) ou treinos de exigência superior, mas sem nunca descurar as imensas horas que se passa em cima da bicicleta.
Avaliação final:
Excelente. De tal forma, que estou a ter problemas em me readaptar à minha própria bicicleta, na qual sempre me senti bem! A grande mais-valia da Tarmac é a harmonia e a o compromisso entre agressividade e conforto. Não há muitas bicicletas assim…
De 15 de junho a 31 de agosto, aproveite as promoções Movefree e faça-se à estrada. Aposte na leveza e rigidez das premiadas Specialized Tarmac ou na gama Roubaix e Secteur, desenhadas para a endurance e longas distâncias, com descontos até aos 20%*.
Acompanhe as grandes voltas e apaixone-se pela estrada com a Movefree!