Abril, águas mil... O mês tem sido cinzento e a chuva tem teimado em cair, mas os Passeios de Loja Movefree continuam a sair à rua e a vontade de pedalar a aumentar.
Foi esse o espirito vivido ao longo de cerca de 35km de trilhos técnicos e exigentes fisicamente, com aproximadamente 800m de subida acumulada, em mais um Passeio de Loja Movefree, com partida da Loja de Mafra!
O dia estava propício para a prática da modalidade, o calor não “apertava”, a chuva não caía, e a temperatura amena revelava-se indicada para o desafio proposto.
Com um grupo de 34 betetistas, ao soar das 9h, foi tempo de partir para os trilhos e desfrutar de uma grande manhã de BTT.
Tendo sido o percurso traçado com o objectivo de mostrar um pouco de tudo o que se pode encontrar em épicos Eventos BTT, a Movefree decidiu por à prova a capacidade fisica e técnica dos participantes, demonstrando que o BTT pode ser duro... pode fazer doer as pernas... mas no final a recompensa é um enorme prazer de superação pessoal.
A saída foi feita por alcatrão em direcção à Nossa Srª. do Arquitecto, onde após uma rápida descida surgia o 1º obstáculo - a transposição de um pequeno ribeiro.
Como no BTT quem desce tem que subir, a 1ª rampa do dia bateu á porta, e a bom ritmo foi transposta com o intuito de chegar aos trilhos de Valverde.
Esta 1ª fase do percurso viria a revelar-se dura e técnica, mas é disto mesmo que o BTT é composto! Até alcançar a zona do Pobral os participantes puderam testar a sua perícia ora nas descidas em empedrado que punham à prova o fisico e a técnica, ora nas subidas, também elas técnicas e ligeiramente acentuadas, e que são uma constante na região de Mafra.
Depois do “tratamento” do 1º segmento do percurso era tempo de recompensar todos os participantes com uma “ida à praia”, rolando um pouco até à Praia de S. Julião.
Neste ponto foi possivel comtemplar a paisagem e repor energias e hidratar num café à beira-mar.
Já com os niveis de açúcar repostos era tempo de “curtir” os trilhos junto às Arribas para rapidamente entrar no “famoso” single track da Foz do Lizandro.
Aqui todos “soltaram” travão e desfrutaram de um rápido “single” com uma paisagem fantástica que comtempla toda a zona da Foz e sua envolvente.
A manhã ia longa e o almoço já esperava por todos por isso, para não haver atrasos, sem demoras o grupo pedalou com afinco até à zona do Zambujal, para deste ponto atingir as imediações de Mafra.
O acesso à vila foi feito por estradão, sempre junto à A21, e aqui foram feitas as ultimas rampas do dia.
No final, à chegada à Loja, o cansaço era visivel no rosto dos participantes mas o sentimento de satisfação também era notório... Em suma o saldo foi positivo e fica a nota: em Mafra pedala-se duro... as pernas doem... não se desiste... e no final vale muito a pena!
Sem dúvida um bom “treino” para o Raid à Tapada de Mafra (http://www.movefree.pt/pt/catalog/eventos/raid-btt-a-tapada-de-mafra-2012)!
Mas até lá o importante é continuar a pedalar... O próximo Passeio é já no dia 28 de Abril no Dolce Vita Tejo! (http://www.movefree.pt/pt/catalog/eventos/passeio-movefree-lisboa-28-de-abril) Vais faltar?
Até lá umas boas pedaladas!