Decorreu, no passado domingo, o 1º Btt enduro series cascais, com bastante convívio, animação e a presença de algumas vedetas do panorama das duas rodas a nível nacional e internacional.
Aqui fica o relato do evento pelo nosso João Gonçalves:
"Marcou presença o desportista do ano Hélder Rodrigues que, mesmo sem o potente motor da sua moto, fez um óptimo resultado, mostrando que a regularidade dos Enduros e sua enorme experiência no assunto é perfeitamente adaptável às bicicletas. Com uma bicicleta Specialized Camber Comp carbon 29er cedida loja Movefree, qualificou-se nos 10 primeiros, o que é notável dado que a última ligação era apertada e com imenso pedal.
André Egreja, da MoveFree Factory Team, obteve um impressionante 4º lugar à geral e ainda ganhou o primeiro sector cronometrado. João Gonçalves furou a 2km do início da 3ª e última Especial cronometrada, à qual quase ninguém chegou dentro do tempo limite de partida. O André Egreja ainda perdeu 30 segundos a ajudar o João, mas este último foi bastante penalizado e ficou arredado dos dez primeiros, caindo para 39º da geral.
Quanto a João Miranda e Vanderlei Rodrigues, estes foram bastante regulares e, sem grandes azares, ficaram em 8º e 6º lugar respetivamente.
Às 9:30 foi dada a partida virtual do troço de ligação, saindo os ciclistas dois a dois, ao estilo Baja e de minuto a minuto. Cada concorrente tem o horário de partida para as especiais, sendo que cumpri-lo requer uma grande regularidade e controlo de esforço - a segunda e a terceira especial estavam separadas por quase 15km sempre a subir. Quem conseguiu chegar a horas de partir dentro do seu horário fez automaticamente um bom resultado e portanto é lógico que a forma física foi muito importante, assim como a ausência de problemas mecânicos.
A prova, que teve a sua primeira edição em Cascais, promete repetir-se e evoluir de acordo com as necessidades dos ciclistas. Os nossos clientes e amigos da MoveFree ficaram muito agradados com a espectacular chegada ao Casino Estoril, fazendo lembrar a mítica prova de TT Baja Portalegre. Esta foi uma prova que premiou os mais regulares e que dosearam melhor o esforço, não perdendo tempo entre as ligações, poupando a mecânica e evitando os furos, que foi o calvário de muitos.
Foi, sem dúvida, uma das provas mais duras e espetaculares que fiz. A adesão foi boa - cerca de 120 inscritos - e a MoveFree Factory Team lá estará para o ano!"
- João Gonçalves