Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011

Entrevista aos aventureiros da Patagónia Luso Expedition

Ricardo Mendes e Filomena Gomes vão pedalar mais de 2 mil km ao longo de 28 dias, pela Patagónia, entre novembro e dezembro de 2012 para angariar fundos para a Operação Nariz Vermelho. E a MoveFree irá apoiar a sua aventura pela Terra do Fogo. Aqui fica uma entrevista a estes dois aventureiros, para os quais "o mundo inteiro está à espera para ser pedalado"!

 

 

 

Antes de mais, porque é que vocês pedalam?

Ricardo :Eu pedalo porque me leva sempre aonde eu quero ir. Viajar tornou-se parte da minha vida; andar de bicicleta faz parte do meu dia-a-dia.

 

Filomena: Eu pedalo porque pedalar é viajar; pedalar é viver de forma simples e amiga do ambiente.

 

Como vos surgiu esta ideia de ir pedalar para a Patagónia? E a associação à operação Nariz Vermelho?

 

R: A Patagónia é um território misterioso e com um forte magnetismo. É um dos locais mais belos do nosso planeta e onde existe uma grande concentração de natureza acessível e pouco explorada.É e foi sempre um dos nossos 1000 lugares a visitar em vida.

 

F: A nossa associação à Operação Nariz Vermelho (ONV) ocorre porque não queremos guardar a viagem só para nós. Queremos que ela tenha um efeito positivo na comunidade e a melhor forma  de o fazer é ajudando quem mais precisa. Os Doutores Palhaços percorrem anualmente nos corredores dos hospitais pediátricos a distância que nós vamos percorrer na Patagónia - 2200kms!

 

Podem descrever a vossa viagem para os nossos leitores? O que esperam encontrar na Patagónia?

 

F: A nossa viagem vai começar em Balmaceda (Chile), uma pequena localidade a mais de 2000kms do fim do mundo (Ushuaia-Argentina). Vamos fazer a viagem em 28 dias, em regime de autonomia/auto-suficiência, sem qualquer tipo de apoio e carregando nas nossas bicicletas Specialized tudo o que precisamos para a nossa sobrevivência. Isto não quer dizer que vamos acampar permanentemente; vamos fazê-lo apenas quando não existirem refúgios/hostels onde ficar. Os víveres vamos comprando nas "tiendas" locais à medida que vamos progredindo. Esperamos encontrar uma beleza paisagística inigualável! A Patagónia é um território partilhado entre o Chile e a Argentina, rico em glaciares, natureza no seu estado mais puro e selvagem. Vamos ter de efectuar travessias de lagos e fiordes em embarcações e vamos ter de saltar de país em país várias vezes até entrarmos na Tierra del Fuego, província a sul do estreito de Magalhães e parte integrante da Patagónia argentina, até chegarmos ao fim do continente americano, após o qual só resta a Antártida.

 

R:Cada quilómetro naquela latitude será um desafio. A autonomia, o isolamento e o percorrer centenas de quilómetros diariamente não nos causa qualquer problema. No entanto, na Patagónia, a natureza tem sempre uma palavra a dizer...

 

 

Estão a seguir algum tipo de preparação especial para a viagem? Que tipo de preparativos é que aconselham a quem quiser aventurar-se numa viagem tão longa?

 

R: Fisicamente estou sempre preparado mas existem componentes que não podemos facilitar. Devemos escolher o melhor material possível, ler relatos de quem já lá esteve para melhor entender a região, etc.

 

F: A preparação é um elemento permanente nas nossas vidas diárias! Isto porque gostamos e fazemos desporto praticamente todos os dias. Pelo que, entre pedalar, correr, nadar, etc, julgamos e estamo certos de que estamos preparados pra o desafio. Já o desafio mental, de sabermos que haverá muitas incógnitas e variáveis que não podemos controlar (clima, imprevistos) é o maior de todos, mas com determinação e resiliência, estamos preparados para tudo!

 

Estão a adaptar-se bem às vossas novas bicicletas roda 29”?

 

F: Estamos literalmente fascinados com a roda 29! Dizer que foram uma agradável surpresa é dizer pouco! Têm enorme manobrabilidade e agilidade, vencem qualquer obstáculo de forma fácil e confortável... em suma: são uma grande mais-valia para a viagem que vamos realizar!

 

R: Sem dúvida, estão a ser uma grande mais valia. Todos os dias atravesso Monsanto e cruzo a rotunda do Marquês de Pombal para chegar ao Panteão Nacional. Com esta nova bicicleta, pedalo mais rápido e chego menos suado ao meu local de trabalho. Na maior parte das vezes nem noto que vou em "talega". O que eu noto é que ultrapasso mais facilmente os obstáculos, sejam eles citadinos ou não.

 

Como é que as pessoas podem apoiar a Operação Nariz vermelho no âmbito da vossa iniciativa?

 

F: As pessoas podem contribuir com donativos simbólicos de 1 eur por cada km que vamos pedalar (num total de 2200eur/kms) ou em pacotes de 5, 10 e por aí fora até aos 100eur, através do link: http://ppl.com.pt/investment/patag-1020. Estão lá indicados todos os passos a seguir.

 

R: Todo o dinheiro reunido reverte na totalidade para a ONV.

  

Pretendem repetir este tipo de viagem? Quais os vossos próximos destinos?

 

R: Todos os anos fazemos viagens de sonho. Estamos a pensar na estrada da amizade, que são 1000kms desde Katamandu a Lhasa. TransAndaluz, Rota da Seda, etc são também outros destinos futuros.

 

F: Gostaríamos também de ir até ao Tibete, percorrer a estrada mais alta do mundo! E também à Islândia, Marrocos, Turquia, e, claro, o resto da estrada Panamericana (sentido norte) que não vamos agora ter tempo de percorrer na totalidade! Enfim, o mundo inteiro está à nossa espera para ser pedalado!

 

Querem deixar alguns agradecimentos especiais?

 

R: Em especial a todos os nossos apoiantes e sponsors que têm acreditado, tal como nós, que podemos converter esta energia em algo muito positivo para as crianças.

 

F: Os nossos maiores agradecimentos vão para quem está a apoiar com donativos! Depois, a todos os nossos patrocinadores, sem excepção, que nos estão a ajudar a colocar de pé este sonho tornado realidade, e ao mesmo tempo a serem solidários com uma causa nobre a favor das crianças.


Publicado por Eupedalo às 10:22
link do post | Adicionar aos favoritos
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


SUBSCREVER FEEDS

ACERCA

Este é o blog da MoveFree. Um blog dedicado a todas as pessoas que pedalam, dos profissionais aos amadores, dos que competem em cima de uma bicicleta aos que gostam de dar umas pedaladas com a família e amigos. Um blog inclusivo e que se compromete a partilhar noticías e informações dedicadas ao ciclismo, à natureza e sustentabilidade.

TAGS

2011

24h

24h of exposure

aldeias sos

amigos do pedal

ana galvão

andré egreja

apoio movefree

atleta movefree

audace

avalanche

bicicletas

bike performance center

bikesharing

bmc

brasil ride

bruno espinha

btt

c.o.o.

campanha

campanhas

campeão europeu

cape epic

ciclovias

codigo da estrada

competição

criança

david rosa

dolce vita tejo

downhill

ecologia

enduro series

equipas

estrada

eventos

festival bike

filomena gomes

fórum sintra

forum sintra

freestyle

iceland luso expedition

inovação

itinerários da memória

joana marques

joão barbosa

lisboa

lousã

mafra

mafra btt

malandros btt

maratona de sintra

maratonas

master class

metralhas btt

moda

motovedras

movefree

movefree factory team

movefree/shimano

movefree_

natal movefree

nuno machado

oestebike

oribtt

pardal

passatempo

passeio movefree

passeio nocturno

passeios

passeios de loja

passeios nocturnos

patagonia luso expedition

paulo guerra dos santos

pedro dias

pedro duque

pedro maia

produtos

promoções

raid btt

ribamar

ricardo mendes

rockhopper sl

são martinho

saúde

scott

scott scale 900 rc

segurança

sintra

site movefree

solidariedade

specialized

stumpjumper ht

tapada nacional de mafra

test bike

torres vedras

transalp

treinos

triatlo

tutorial

urbano

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

LINKS