No passado dia 27 de Julho, a Movefree promoveu mais um passeio noturno em Lisboa que levou para a rua cerca de 24 amantes das bicicletas. Foi um fim de tarde bastante agradável apesar do vento que se fez sentir. O sol de verão ficou a ver os ciclistas partirem e só perto das Lezírias é que foi necessário acender as luzes das bicicletas.
Ainda com poucos minutos de andamento, dois furos quiseram participar na festa provocando os inerentes atrasos. Porém, nem tudo foi mau: apesar deste imprevisto, o vento que parecia estar disposto a acompanhar o passeio acabou por amainar, caindo uma noite bastante agradável para gáudio e espanto dos participantes.
Superados os problemas mecânicos, o grupo foi sempre a rolar até às Lezírias, sempre acompanhados pelos incansáveis guias.
É de enaltecer que muitos dos presentes que não conheciam as estradas e trilhos de Odivelas e Loures, já demonstram um muito à vontade e reconhecimento pelos locais por onde passam, bem como uma interactividade muito positiva entre os vários elementos, nomeadamente para com os membros do BTT Chapim & Companhia. Após os quilómetros de estrada que atravessam Odivelas e Loures, o grupo fez uma paragem à entrada das Lezírias para um pequeno briefing. Ficou decidido que, devido ao adiantar da hora, o grupo seguiria pelos estradões onde todos podiam pedalar mais à vontade, evitando passar por trilhos que pudessem comprometer a segurança dos participantes. Esta pausa foi propícia para um reforço alimentar.
Até ao bairro do Olival Queimado, que se situa no interior das Lezírias, foi sempre a rolar em terra batida sem grande exigência física ou dificuldade técnica. Perto do rio Trancão, que por aqui se dirige para a sua foz no Tejo, o grupo foi aliciado a participar num futuro passeio diurno que passará pelos caminhos do Trancão: são um conjunto de trilhos fáceis de percorrer com uma acentuada beleza paisagística onde se pode observar alguma da flora e fauna local.
Os bbtistas foram pedalando ao seu gosto até Unhos, onde os estradões de terra e gravilha deram lugar às estradas de alcatrão. Chegando a Frielas, o grupo retomou o andamento em segurança de forma a evitar acidentes no trânsito e facilitar a atividade dos guias. E foi sempre a pedalar até ao Dolce Vita...
O passeio terminou com 35 quilómetros numa noite muito agradável para conviver e pedalar nas nossas bicicletas. O verão tem estas coisas boas…
Nunca é demais realçar a importância de seguir as regras de segurança básicas como usar capacete, aceitar positivamente as orientações dos guias e respeitar o meio ambiente.
Infelizmente, por questões técnicas não foi possível tirar fotos deste passeio, algo que estamos a assegurar que não se irá repetir.
Boas pedaladas!