Depois de uma interrupção de 9 anos desta mediática competição, a Serra da Lousã voltou a acolher nos dias 29 e 30 de Abril e 1 de Maio, uma edição do Maxxis Cup Internacional, organizada pelo Montanha Clube, Montycirclemix e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Durante os 3 dias, o traçado com 1.780 metros e um desnível de 340 metros, caracterizado pela sua rapidez, técnica e bons saltos, utilizado muitas vezes por algumas equipas mundiais para treinos e realização de testes, acolheu os cerca de 250 participantes provenientes de diversos países.
O Britânico Gee Atherton, detentor da Taça do Mundo de 2010, foi o grande vencedor ao descer o percurso em 3m30seg, em segundo ficou um atleta da vizinha Espanha, Antonio Ferreiro e em terceiro o português Emanuel Pombo.
Áurea Agostinho foi a vencedora da classe Elite Feminina, atrás de si ficou a espanhola Carmen Martinez e em terceiro a atleta lousanense Dina Amaral. Também a lousanense Margarida Bandeira venceu a classe Cadete Feminina.
A classe de Juniores foi ganha por Mark Scott, Carlos Castro foi segundo e em terceiro lugar ficou o também britânico Jordan Doig. Em quarto Ficou João Gois, o jovem Atleta da MoveFree/Specialized.
Francisco Pardal, conseguiu um 12º lugar na categoria de Elites, apesar de ter sofrido duas quedas, contudo o piloto da equipa MoveFree/Specialized, promete não baixar os braços: "com a época a correr-me bem até aqui resta-me continuar a treinar para as próximas corridas importantes a nível Nacional e Mundial", agradecendo "a todos os meus patrocinadores (MoveFree, BP, BP Ultimate, Specialized, Frutorra, Troy Lee Designs, Holmes Place) e ao meu director desportivo Alexandre Alves", Francisco Pardal promete um regresso ao pódios o mais brevemente possível.
Boas pedaladas!