Após o adiamento da 1ª edição do Tribike devido às condições climatéricas adversas, realizou-se no passado Domingo este evento, que teve como pano de fundo a magnifica paisagem da Serra da Lousã. O evento foi levado a cabo pela organização do Montanha Clube e contou com a participação de 170 atletas, de entre os quais 5 atletas apoiados pela MoveFree.
O desafio proposto pela organização foi realizar um total de 55 km em bicicleta repartidos por 3 vertentes: BTT; Estrada; e downhill. Os atletas podiam competir a título individual ou por equipas de 3 elementos - um por cada modalidade - sendo que a Movefree marcou presença que ao nível das equipas quer a nível individual.
A equipa composta por Hélder Miranda (BTT) Hernâni Broco (Estrada) e Alexandre Alves (Downhill) obteve o 1º lugar da classificação geral com um fantástico tempo de prova de 2h28:03.63.
Já nas participações individuais, o atleta Francisco Pardal conseguiu um 8º lugar com um tempo de 3h29:57.48 e o atleta João Miranda, que depois de uma árdua e longa noite de trabalho em apoio à organização, terminou a prova na 22ª posição com um tempo de 4h12:26.79.
O percurso de BTT era composto por 4 voltas de 5Kms cada, a percorrer trilhos existentes na zona de Fiscal e Alfucheira. Segundo o atleta Hélder Miranda, que comandou uma Specialized Epic S-Works “Foi um enorme prazer representar a equipa da MoveFree nesta prova, mais ainda ao lado do Hernâni Broco e do Alexandre Alves. Coube-me ser o primeiro a entrar em prova para a etapa de BTT, cuja pista era bastante dura e exigente, quer para mim quer para a minha Epic S-Works. A forte concorrência dos outros participantes obrigou-me a dar o máximo para terminar no primeiro lugar". Quanto à organização, o atleta refere que "esteve excelente e espero repetir a minha participação neste evento".
Foto: Toni do Carmo
Na etapa de estrada os atletas tinham de subir ao Trevim, ponto mais alto da Serra da Lousã. Esta tarefa foi da responsabilidade de Hernâni Broco ao comando de uma Specialized Tarmac S-Works. Hernâni agradece “um dia diferente na minha rotina de ciclista, numa prova fantástica, num local magnífico, num ambiente de amizade... O meu muito obrigado à MoveFree e ao Montanha clube por me proporcionarem esta oportunidade."
Por ultimo a etapa de Downhill, em que os atletas tinham pela frente uma das pistas mais extensas e exigentes de Portugal. Esta recta final esteve à responsabilidade de Alexandre Alves ao comando da sua Specialized Demo 8. Aqui ficam algumas palavras do atleta:
“Visto estarmos num ambiente de festa estando eu a correr em "casa", convidei dois amigos para fazerem equipa comigo, o Hélder Miranda e o Hernâni Brôco, dois grandes nomes do ciclismo português. Na etapa que me estava destinada, o Downhill, fiz uma descida tranquila de modo a não cometer erros e muito menos furar, pois o tempo que a minha equipa levava de vantagem, permitiu-me gerir a descida de forma calma. Quero agradecer aos meus dois colegas de equipa, à Movefree por todo o apoio prestado e ao Montanha Clube pela forma acolhedora como nos recebe. Para o ano cá estaremos novamente...”
Foto: Toni do Carmo
Para Francisco Pardal a experiencia foi positiva, demonstrando, segundo declarações suas, vontade de participar em mais eventos deste cariz: “Foi a primeira vez que fiz uma corrida com três modalidades diferentes (BTT, estrada e downhill), uma prova muito bem organizada e que se tornou um desafio para um participante individual.
Gostei bastante deste género de competição e gostaria que houvesse mais eventos desta natureza”.
De acordo com João Miranda, “Mais uma vez a Lousã com as sua óptimas condições foi palco de um grande evento, cujas expectativas relativamente à organização foram cumpridas, como é hábito do Montanha Clube, com um traçado de BTT duro e muito divertido, que exigiu muita da minha capacidade física. Felizmente fiz a escolha correcta das bicicletas para este evento e se não fosse a minha Specialized Roubaix SL3 penso que não teria conseguido a chegar ao alto do Trevim. O percurso de dowhill estava fantástico, aos comandos da Demo 8 fizeram valer a pena os km´s sofridos até ao topo da serra.
A organização esteve de parabéns! Obrigado a todos que me apoiaram neste evento”.
Foto: Toni do Carmo
É um início de ano em cheio em termos de participações da MoveFree em competições e que esperamos que continue ao longo de 2011.
Boas pedaladas.