Limpar a vossa bicicleta demora menos de meia hora e serão recompensados ao pedalarem sem chiares ou outros barulhos irritantes. Para além disso aumentam o tempo de vida da vossa bicicleta, uma vez que a sujidade inerente ao tempo chuvoso desgasta a corrente, o sistema de mudanças, travões e aros do pneu se não for devidamente limpa.
Iniciem a limpeza virando a vossa bicicleta de forma a que estejam no chão o selim e guiador, isto permite terem uma melhor visão de toda a bicicleta.
De seguida peguem num pano e, lentamente, passem-no por toda a bicicleta. Sejam o mais exaustivos possível, uma vez que qualquer sujidade servirá como abrasivo para as diferentes peças. Vejam os guarda-lamas, pratos e desviador, de seguida limpem bem as rodas. Se tiverem travões em "V" abram-nos e retirem toda a sujidade entre as pastilhas e as rodas.
A seguir concentrem-se na corrente. Limpem-na vigorosamente com o pano para tirarem o máximo de sujidade possível. Se tiverem uma escova de dentes velha, podem usá-la para limpar entre os elos.
Apliquem lubrificante na corrente depois de a terem limpo. Se andarem muito à chuva ou em distâncias muito longas um lubrificante apropriado para chuva é sempre uma boa opção.
Usar lubrificante noutras partes da bicicleta também é boa ideia. Comecem com os cabos dos travões e das mudanças, mesmo que estejam protegidos com plástico, os cabos podem ficar rígidos após andarem à chuva, por isso coloquem um pouco de lubrificante para que deslizem facilmente. De seguida lubrifiquem o desviador e as molas vísiveis dos pedais de encaixe (se os utilizarem).
Com esta manutenção simples e rápida estão prontos para enfrentar a chuva. contudo, se andarem constantemente com tempo molhado, devem considerar limpar e lubrificar os cubos das rodas, pelo menos duas vezes por ano.
Boas pedaladas!