Devido ao aumento, de algum tempo a esta parte, do número de ciclistas, os roubos de bicicletas são cada vez mais uma realidade presente nas vidas de todos aqueles que as usam como meio de transporte diário. Esta realidade não é exclusiva de Portugal. Em Londres, por exemplo, estima-se que sejam roubadas cerca de 80 mil bicicletas por ano.
Como forma de tentar combater esta verdadeira epidemia o melhor é protegermos convenientemente as nossas bikes sempre que as deixarmos na rua. Aqui ficam alguns coselhos para aumentarem a segurança da vossa bike:
- Usem sempre dois tipos de cadeado, com mecanismos de fechos diferentes, por exemplo, uma corrente e um "U-lock" são muito eficazes.
- Prendam os cadeados ou correntes através das duas rodas e à volta de uma estrutura de estacionamento para bicicletas ou outro objecto seguro. Parquimetros ou sinais de trânsito permitem que se passe com a bicicleta (e o cadeado) por cima deles
- É preferível usarem um "U-lock" pequeno do que um maior. Os mais pequenos são mais díficil de abrir com um pé-de-cabra.
- Não deixem nenhum acessório na bicicleta. Levem sempre as bombas de ar, luzes e outros equipamentos convosco.
- Estacionem a bike à beira de outras bikes. Procurem sempre zonas bem iluminadas e com tráfego pedestre.
- Peçam no vosso emprego, nas lojas e outros sitios que frequentem, para vos fornecerem, se possível, um local seguro para deixarem a vossa bicicleta.
Deixo-vos ainda um vídeo sobre como não prender bicicletas, criado pela London Cycling Campaign
Boas pedaladas e protejam sempre as vossa bicicleta.