O número de utilizadores de bicicletas nos Estados Unidos tem vindo a aumentar drasticamente nas últimas duas décadas. Na frente desta tendência estão as mulheres. Com o melhoramento nas infraestruturas e com a popularização de bicicletas com um "look" retro, cada vez mais mulheres estão a usar as suas bicicletas para as suas deslocações diárias. Resultado: uma atenção cada vez maior por parte das autoridades e uma redefinição da cultura da bicicleta urbana.
Aqui estão alguns números para servir de exemplo: Em Chicago a quantidade de viagens pendulares, (casa-trabalho-casa) feitas de bicicleta, aumentou 205% de 2000 a 2007; em Filadélfia aumentaram 104% de 2005 a 2008; desde 2006 essas viagens aumentaram 53% em São Francisco.
Apesar do aumento de ciclovias, estacionamentos de bicicletas e sobretudo do aumento de segurança para os ciclistas, (por exemplo em Nova Iorque os acidentes com bicicletas desceram 50% entre 2007 e 2009) a maior razão destes aumentos são o número de mulheres que adoptaram a bicicleta como meio de transporte. Os números são difíceis de quantificar, mas podem-se observar. Para além disso são menos discretas do que os homens, vestem-se de uma forma mais na moda e com cores mais claras.
É normal verem-se mulheres a pedalar de vestido, chapéu, roupa mais casual, roupa profissional, etc.. Para além disso as mulheres tem mais visibilidade em termos sociais e políticos. Para este aumento no número de mulheres ciclistas estão os benefícios de saúde.Este aumento é paralelo com o número de praticantes de yoga nos EUA. E ambas as actividades são consideradas como redutoras de stress, são económicas e facilmente integradas numa rotina diária. Para além disso, as mulheres estão mais preocupadas com o estilo do que com a velocidade.
Por cá a tendência parece ser a mesma. Já falamos da página de facebook, Lisbon Cycle Chic, que agora é também um blog, e as bicicletas são cada vez mais um assunto corrente, seja na criação de ciclovias que está a acontecer um pouco por todo o país, a reportagens e sugestões de compras em revistas mais direccionadas para o público urbano.
Imagem retirada da TimeOut Lisboa
Nunca como hoje a bicicleta teve tanta visibilidade mundial e Portugal não é excepção a esta regra. Portanto, já sabem, pela cidade ou pelo campo, o importante é pedalar.
Fonte: The Daily Beast
Foto: richarmasoner