Decorreu no passado fim-de-semana o Campeonato Nacional de Downhill. A prova mais importante da modalidade no panorama nacional desenrolou-se na encosta norte do Cerro do Botelho (S. Brás de Alportel). O traçado Algarvio, já conhecido da maioria dos atletas sofreu algumas alterações, tornando-o mais divertido. Bastantes saltos, curvas com apoio (infelizmente foram-se deteriorando ao longo do fim de semana) e zonas com alguma dificuldade técnica. A organização a cargo do Moto Clube de Faro/ Município de S.Brás esteve impecável e nem o forte calor que se fez sentir, fez com que a "festa do downhill" tivesse menos de 300 atletas.
A equipa Motovedras/Specialized fez alinhar João Vigário na categoria Elites, Pedro Pinto em Master30 e João Góis em Cadetes. Alexandre Alves, continua em fisioterapia, mas acompanhou e viveu intensamente todo o trabalho da equipa no Algarve.
João Vigário ainda a recuperar da queda sofrida nos Açores, não conseguiu imprimir o seu ritmo, e acaba mais uma vez o Campeonato Nacional em maré de azares, pois 1 queda numa trialeira ditaram o menos positivo resultado do piloto nortenho.
O Master30, Pedro Pinto, depois de um início de época tardio, tem vindo a surpreender e com constantes pódios. O fim-de-semana não foi diferente e Pinto, sobe ao 3º lugar da classe neste Campeonato Nacional. " Para mim esta prova foi um sofrimento, devido ao forte calor que se fez sentir no Algarve. A pista estava bastante seca, dura, com muita zona de pedra e drop´s. Os treinos decorreram sem problemas, só existindo uma zona onde era importante ter preocupação, pois era bastante difícil e técnica onde quase sempre cada passagem era uma surpresa. Quanto às mangas os problemas decorreram nessa zona, na primeira manga falhei a trajectória e tive de ir pela escapatória, na segunda tive uma aparatosa queda perdendo uma manga até ali perfeita. Saio de São Brás de Alportel com o ultimo lugar do pódio, saio um pouco triste porque apesar da terceira posição sei que podia ter feito melhor, e capaz de chegar à vitória......." comentou Pinto.
João Góis, até ao momento detentor da camisola de Campeão Nacional, perde-a no Algarve. O cadete, depois de uma queda, na primeira sessão de treinos (sexta feira) não conseguiu andar durante todo o fim-de-semana. As dores eram fortes, e o jovem piloto de Sangalhos, apoiado pelos pais e equipa tentou tudo para se manter campeão à classe. Bastante triste comentou "O fim-de-semana não me correu muito bem, começando com uma queda na sexta-feira, ainda em treinos. No domingo, na primeira manga cai, estando assim em 9º lugar de cadetes. Na segunda manda despistei-me duas vezes e assim fiquei em 4º lugar de cadetes. Queria agradecer mais uma vez a Team Motovedras que mais uma vez me deu boas condições e apoio."
A próxima prova da equipa Motovedras/Specialized, será a ultima etapa da Taça de Portugal de Downhill em Porto de Mós nos dias 17 e 18 de Julho.
Texto: Equipa Motovedras
fotos: Toni do Carmo - www.bikeaventura.com