Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013

Test Bike - Grupo XTR, por David Rosa

Pedimos ao David Rosa que testasse o grupo XTR, com o qual vai competir durante o ano de 2013. Aqui ficam as suas palavras acerca do grupo topo de gama da Shimano para 2013:

 

"Fiabilidade, rigidez, baixo peso e… já disse fiabilidade certo?

 

 

Este ano, conforme já anunciei, vou usar o grupo Shimano XTR em ambas as bikes (treino e competição). Apesar de já saber de antemão que o peso é ligeiramente superior face à concorrência, só de me lembrar dos problemas de fiabilidade que tive nos últimos anos leva-me a não pensar duas vezes em fazer esta alteração. Com efeito, e já com alguns kms na bike de treino, é tudo aquilo que esperava a nível de rigidez, mas não de fiabilidade. A rigidez é sem dúvida superior mas confesso que era algo que já esperava, pois tinha um bom feedback de quem já tinha usado (particularmente a pedaleira). Contudo, a fiabilidade tanto na passagem das mudanças como (e sobretudo) nos travões? Para isso não estava preparado não! Se vos dissesse que, até agora, com bastante chuva, lama e um uso com trocas de mudanças tudo menos suaves, ainda não precisou de ser afinada acreditavam? Há um mês atrás posso dizer que eu não, mas estava redondamente enganado. Começando pelos travões… uma coisa que me chateava era a necessidade constante com que os meus anteriores precisavam de afinação para não ficarem a roçar no disco. No final de cada prova, de um treino numa pista mais dura o mais normal era isso acontecer. Ora se começarem a roçar no disco a meio de uma prova na prática parte da força que está a ser feita nos pedais não está a chegar onde deve, estando a ser dissipada nos travões. Isto sobretudo para quem compete, a qualquer nível, é um contrassenso total. Estes travões até agora com treinos técnicos em zonas rochosas, lama, uma ou outra queda e alguns encostos no transporte no carro ainda não precisam de afinação. Quanto à potência de travagem é algo espectacular. Acrescento apenas que a potência que verifico nos XTR está também presente nos XT e é similar à dos SLX.

 

Falando da troca de mudanças… ainda me estou a adaptar ao facto de poder abusar. Ou seja, posso trocar o andamento atrás e à frente em situações mais complicadas, por exemplo quando já iniciei uma subida, em situações de lama, etc. Noto também que a corrente simplesmente não “salta” da pedaleira. O ano passado no Campeonato Nacional em Rio de Mouro no final de algumas descidas a corrente saía da pedaleira… algumas vezes consegui recoloca-la em andamento, outras tive mesmo que parar. Muitas vezes acabava a descida e ia a olhar para baixo para ver se a corrente estava colocada. Com este grupo, até agora nunca aconteceu. Isto deve-se em grande parte à acção da patilha de incremento de tensão na corrente que faz com que esta fique sempre em tensão, diminuindo (ou eliminando pelo menos até agora) o risco desta saltar da pedaleira por acção da trepidação.  

 

Gosto também da possibilidade de poder baixar duas mudanças de uma vez com um “click” no manípulo. Isto já existia no anterior grupo XTR, mas é algo a que dou valor pois quando acabo de fazer uma subida facilita o ganho de velocidade. É uma pequena diferença, mas que eu noto bastante.  A rigidez da pedaleira é algo muito superior ao que já usei. Simplesmente fantástica, notando-se particularmente em subidas feitas de pé. No entanto, ainda estou a acertar nos andamentos para roda 29, mas posso dizer que uma alteração que vou fazer é colocar um prato de 38 dentes ao invés de 40. Isto porque acaba por ser um pouco pesado demais para poder fazer algumas subidas sem tirar o prato grande. Para maratonas ou circuitos com menos topos, aí sim, 40 dentes pode ser melhor.

 

Resumindo um pouco: o grupo XTR apesar de na sua totalidade ser ligeiramente mais pesado que a concorrência (topo de gama) ganha no terreno pelo grande aumento de rigidez, fiabilidade excepcional para um grupo tão leve e segurança na troca de mudanças."

 

- Conhece toda a gama de produtos Shimano e o grupo XTR em particular no site da MoveFree, em http://www.movefree.pt/pt/catalog/category/equipamento ou nas nossas lojas.


Publicado por Eupedalo às 10:22
link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

SUBSCREVER FEEDS

ACERCA

Este é o blog da MoveFree. Um blog dedicado a todas as pessoas que pedalam, dos profissionais aos amadores, dos que competem em cima de uma bicicleta aos que gostam de dar umas pedaladas com a família e amigos. Um blog inclusivo e que se compromete a partilhar noticías e informações dedicadas ao ciclismo, à natureza e sustentabilidade.
Eu Pedalo on Facebook

TAGS

2011

24h

24h of exposure

aldeias sos

amigos do pedal

ana galvão

andré egreja

apoio movefree

atleta movefree

audace

avalanche

bicicletas

bike performance center

bikesharing

bmc

brasil ride

bruno espinha

btt

c.o.o.

campanha

campanhas

campeão europeu

cape epic

ciclovias

codigo da estrada

competição

criança

david rosa

dolce vita tejo

downhill

ecologia

enduro series

equipas

estrada

eventos

festival bike

filomena gomes

fórum sintra

forum sintra

freestyle

iceland luso expedition

inovação

itinerários da memória

joana marques

joão barbosa

lisboa

lousã

mafra

mafra btt

malandros btt

maratona de sintra

maratonas

master class

metralhas btt

moda

motovedras

movefree

movefree factory team

movefree/shimano

movefree_

natal movefree

nuno machado

oestebike

oribtt

pardal

passatempo

passeio movefree

passeio nocturno

passeios

passeios de loja

passeios nocturnos

patagonia luso expedition

paulo guerra dos santos

pedro dias

pedro duque

pedro maia

produtos

promoções

raid btt

ribamar

ricardo mendes

rockhopper sl

são martinho

saúde

scott

scott scale 900 rc

segurança

sintra

site movefree

solidariedade

specialized

stumpjumper ht

tapada nacional de mafra

test bike

torres vedras

transalp

treinos

triatlo

tutorial

urbano

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

LINKS