Sexta-feira, 12 de Outubro de 2012

Diário do Brasil Ride, por Pedro Duque (I)

Aqui fica o relato na primeira pessoa do Pedro Duque, que se auto-define como um "atleta amador viciado em bicicleta" sobre as suas peripécias no Brasil Ride!



"Começo este texto com um agradecimento à Movefree, em especial aos seus colaboradores da loja no Forum Sintra. Têm sido uma ajuda fundamental e de um profissionalismo espectacular!! Obrigado Pedro, Vanderlei, Rui, Francisco, João.

 

Este é um testemunho escrito por um atleta amador, viciado em bicicleta e que pretende divulgar as experiências que este desporto lhe tem proporcionado e que espera, sirvam de inspiração a outros em situação semelhante!

 

 

Projecto Bike Angels

 

A equipa Bike Angels é composta por um grupo de amigos, onde me incluo, que tem como hobby pedalar, seja em estrada ou BTT. Com elementos de diferentes quadrantes (músicos, ex-ciclistas profissionais, gestores de empresa). Depois de em 2011 termos participado na prova Titan Desert, no deserto do Sahara, com vitórias em duas categorias,  este ano tivemos como desafio o Brasil Ride, na Chapada Diamantina (Bahia). Esta dura prova, em que tive como dupla o Nelson Rosado, divide-se em Prólogo e 6 Etapas, num total de aproximadamente 600 kms e 10.000 m de desnível acumulado positivo (D+).

 

Além da componente desportiva, o projecto Bike Angels tem a componente solidária como missão. Tem como principal objectivo angariar fundos para o Movimento Bike4Help (www.bike4help.com), constituído pelas Instituições de Solidariedade Social MSV/Casa das Cores, Casa dos Rapazes, Terra dos Sonhos e Instituto da Imaculada Conceição.

 

 

 

2012 - Ano non stop

 

Pessoalmente este foi um ano desgastante, com cerca de 9.000 kms e 65.000 m D+ percorridos até Setembro. Juntamente com esta distância percorrida há-que juntar as horas longe da família e amigos, o deitar cedo pois no dia seguinte há treino, “fechar a boca” para não engordar... Não é fácil e muitas vezes nos questionamos “porquê?”. A resposta está na paixão por este desporto e no facto de termos pessoas que nos apoiam e acreditam em nós!!

 

Posso dividir 2012 em Pré-Cape Epic e Pós-Cape Epic. Até à prova na África do Sul, tive a companhia do Ricardo Figueira, com treinos praticamente diários e a participação na Andalucía Bike Race. Foi duro mas produtivo! Após o Epic, os treinos tornaram-se mais intermitentes, o compromisso não foi tão grande (até porque entretanto chegaram as férias de verão em família) e o resultado não podia ser outro: 5 kgs a mais em relação a Janeiro, a um mês do Brasil Ride. Seria impossível recuperar o peso até à prova!!

 

Nas semanas que antecederam a partida para o Brasil tentei fazer uma preparação “express”, com treinos como Sintra-Figueira da Foz em BTT (200 kms, sozinho), Seixal-Terena, Alandroal em estrada com o Nelson (ida e volta, com 360 kms em dois dias) e dois dias na Serra da Estrela (160 kms em BTT), também com o Nelson."

 

 

Brasil Ride - Dias prévios

 

Como sempre, os preparativos foram deixados para as últimas horas em Portugal. A primeira preocupação foi realizar uma lista “to do” para que não esquecesse nada de importante. Uma prova destas implica uma grande logística da nossa parte, que inclui preparar a bicicleta e embalá-la, preparar os equipamentos a utilizar (jersey, calções, meias, luvas, capacete e sapatos), GPS e cinta, protector solar, creme anti-fricção, creme para assaduras, material de substituição para a bicicleta, suplementação, barras, géis, artigos de higiene pessoal, bidões, Camelbak, óculos de sol, medicamentos, ... Um sem fim de coisas e todas elas importantes!!

 

Curiosa foi a dificuldade de escolha da bicicleta: até ao dia anterior à partida não sabia se levaria suspensão total ou rígida... Pedi várias opiniões e não cheguei a nenhuma conclusão! Optei por levar a Stumpjumper HT S-Works 29” por ter menos peso e querer proteger o joelho direito que começou dar fortes sinais de cansaço na Serra da Estrela. 

 

A partida para Salvador foi no dia 21/9. As viagens trans-atlânticas são um castigo para mim! Não consigo ficar fechado tantas horas, para além do facto de que quando chegamos ao destino estamos “feitos num oito”. Desta vez foi igual... Depois de 8 horas de voo, chegámos a Salvador a meio da tarde. Deixámos as bicicletas no aeroporto pois no dia seguinte iríamos partir dali para Mucugê, na Chapada Diamantina. Em seguida fomos para o hotel tomar banho e jantar um rodízio de carne, com todos os participantes portugueses na prova. A seguir cama, pois o dia já ia longo

 

Às 6h do dia 22 já estávamos de volta ao aeroporto. Esperavam-nos 9 horas de viagem num autocarro, com paragem para almoço. As bicicletas viajaram num camião, com escolta policial.

 

A chegada a Mucugê foi já de noite. Havia que montar as bicicletas, fazer o check-in na prova, escolher as tendas para dormir, e jantar (organização não disponibilizou nenhuma refeição aos atletas, mesmo tendo estes realizado a viagem de 9h...)! O dia anterior ao início do Brasil Ride foi tudo menos tranquilo."

 

 

 

- aguardem pelos próximos episódios!!!


Publicado por Eupedalo às 15:17
link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

SUBSCREVER FEEDS

ACERCA

Este é o blog da MoveFree. Um blog dedicado a todas as pessoas que pedalam, dos profissionais aos amadores, dos que competem em cima de uma bicicleta aos que gostam de dar umas pedaladas com a família e amigos. Um blog inclusivo e que se compromete a partilhar noticías e informações dedicadas ao ciclismo, à natureza e sustentabilidade.

TAGS

2011

24h

24h of exposure

aldeias sos

amigos do pedal

ana galvão

andré egreja

apoio movefree

atleta movefree

audace

avalanche

bicicletas

bike performance center

bikesharing

bmc

brasil ride

bruno espinha

btt

c.o.o.

campanha

campanhas

campeão europeu

cape epic

ciclovias

codigo da estrada

competição

criança

david rosa

dolce vita tejo

downhill

ecologia

enduro series

equipas

estrada

eventos

festival bike

filomena gomes

fórum sintra

forum sintra

freestyle

iceland luso expedition

inovação

itinerários da memória

joana marques

joão barbosa

lisboa

lousã

mafra

mafra btt

malandros btt

maratona de sintra

maratonas

master class

metralhas btt

moda

motovedras

movefree

movefree factory team

movefree/shimano

movefree_

natal movefree

nuno machado

oestebike

oribtt

pardal

passatempo

passeio movefree

passeio nocturno

passeios

passeios de loja

passeios nocturnos

patagonia luso expedition

paulo guerra dos santos

pedro dias

pedro duque

pedro maia

produtos

promoções

raid btt

ribamar

ricardo mendes

rockhopper sl

são martinho

saúde

scott

scott scale 900 rc

segurança

sintra

site movefree

solidariedade

specialized

stumpjumper ht

tapada nacional de mafra

test bike

torres vedras

transalp

treinos

triatlo

tutorial

urbano

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

LINKS