Segunda-feira, 14 de Maio de 2012

Test Bike - Camber Comp, por André Egreja

André Egreja, 26 anos, é mecânico nas lojas Movefree: "Pedalo desde que me lembro. Comprei a minha 1ª “grande” bicicleta em 2003, mas antes disso já me aventurava pelos trilhos da Serra de Sintra. Sou um utilizador assíduo de bicicleta, seja no monte, a descer ou a subir, na estrada, no skate park ou nos dirts. Simplesmente, gosto de andar de bicicleta. Fiz alguns anos competição de donwhill com alguns bons resultados a nível nacional mas ultimamente tenho-me dedicado mais ao xc, maratona e enduro/allmoutain."

 

Bicicleta testada: Uma Camber comp:

 

 

Tipo de andamento, regularidade:

 

A Camber foi testada nas zonas de loures e Vialonga (mata do paraíso). O objectivo foi ver como é que a bicicleta se portava em diferentes tipos de terreno.  Inicialmente fizemos um pouco de alcatrão rolante até chegar a Vialonga e, chegando lá, foi sempre a subir até entrarmos nos trilhos da mata do paraíso. Aqui apanhámos lama, bastante na parte inicial, estradões com piso compacto e com alguma gravilha, singletracks com terra mais solta onde tínhamos mais aderência e onde deu para fazer algumas curvas mais rápido e a famosa "descida dos pneus", com piso duro e com pedra. O ponto mais alto foi no moinho, antes de começar a descer os pneus. O ritmo da volta foi médio/rápido com cerca de 30km percorridos.

 

Look and feel da bicicleta:

 

A bicicleta tem um look coerente, onde se salienta o facto de as cores combinarem bastante bem, desde os punhos, ao selim, ao próprio quadro, amortecedor, suspensão e as rodas. A bicicleta foi feita a pensar no conjunto. As primeiras impressões da bicicleta foram de grande conforto, ser alta e rolar muito bem.

 

 

Experiência de utilização:

 

Nos primeiros quilómetros que fiz no alcatrão dá para notar que a bicicleta rola bem. Em parte, o facto de ter suspensão e amortecedor com bloqueios ajuda bastante neste campo visto que não há desperdício de energia. No entanto, mesmo que se queira desbloquear o amortecedor para privilegiar o conforto, nota-se que a bicicleta mantém um comportamento muito bom neste tipo de piso. Graças ao sistema FSR o amortecedor oscila muito pouco quando se imprime alguma força na pedalada. No teste, a camber estava equipada com um ground control 2.1 control atrás, o que ajudou bastante quando estramos na mata. Nas subidas, tracção não faltou e, havendo pernas, consegue-se fazer as subidas bastante rápido! A camber demonstra uma ligeireza bastante grande quando se quer rolar rápido. Nas descidas de singlestracks, em ritmo médio, dá-nos bastante confiança. Os 120mm de curso que possui à frente e atrás e os seus pneus cardados ajudam bastante a transmitir uma sensação de controlo e de estabilidade. Quando a velocidade aumenta, é quando deixamos de ter essa percepção. Aqui, é o “kit de unhas” de cada um que conta. A camber permite fazer o mesmo que uma stumpjumper fsr mas, com os seus 120mm's de de curso e geometria específica, não é tão adequada para decidas muito rápidas.  Em termos de agilidade também lhe dou nota positiva, é muito  fácil de manobrar. A travagem é potente o suficiente para ritmos médio/altos e a transmissão porta-se muito bem, nunca tendo falhado durante o teste.

 

 

Componentes:

 

Para uma bicicleta de entrada de gama, a Camber vem muito bem equipada,nunca tendo falhado uma única vez. De salientar a suspensão e amortecedor rock shox com bloqueio, transmissão shimano e pneus specialized. Esta bicicleta é desenhada para pessoas que se queiram iniciar no btt e que gostam de fazer de tudo um pouco. Para aqueles que dão valor ao conforto e à segurança, principalmente, mas que também gostam de se aventurar nos trilhos do nosso país, sem descurar a presença nas maratonas."

 

 

 

Até 30 de Junho, para que a sua experiência de montanha fique completa, na compra de qualquer modelo Camber nas lojas MoveFree, oferecemos-lhe produtos no valor de 238EUR:


- Sapatos Tahoe, com opção de futuramente colocar o encaixe nos sapatos, para ter um controle superior sobre a sua bicicleta em descidas e subidas;

- Pedais de encaixe Ritchey Comp V4, para utilizar com os seus Tahoe e eliminar o ponto morto da pedalada e aproveitar melhor a força que faz em cima da bicicleta;

- Capacete Specialized Align, ajustado para uma experiência All-Mountain e que lhe vai permitir enfrentar com segurança os desafios do BTT;

- Conta Quilómetros Sigma 400, para guardar o histórico das suas pedaladas;

- Camelbak Rogue, que lhe permite carregar às costas dois litros de líquidos e outras ferramentas e componentes essenciais para a prática do BTT;

 

 

 

Texto: André Egreja

Fotos: Carlos Cruz


Publicado por Eupedalo às 09:54
link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

SUBSCREVER FEEDS

ACERCA

Este é o blog da MoveFree. Um blog dedicado a todas as pessoas que pedalam, dos profissionais aos amadores, dos que competem em cima de uma bicicleta aos que gostam de dar umas pedaladas com a família e amigos. Um blog inclusivo e que se compromete a partilhar noticías e informações dedicadas ao ciclismo, à natureza e sustentabilidade.
Eu Pedalo on Facebook

TAGS

2011

24h

24h of exposure

aldeias sos

amigos do pedal

ana galvão

andré egreja

apoio movefree

atleta movefree

audace

avalanche

bicicletas

bike performance center

bikesharing

bmc

brasil ride

bruno espinha

btt

c.o.o.

campanha

campanhas

campeão europeu

cape epic

ciclovias

codigo da estrada

competição

criança

david rosa

dolce vita tejo

downhill

ecologia

enduro series

equipas

estrada

eventos

festival bike

filomena gomes

fórum sintra

forum sintra

freestyle

iceland luso expedition

inovação

itinerários da memória

joana marques

joão barbosa

lisboa

lousã

mafra

mafra btt

malandros btt

maratona de sintra

maratonas

master class

metralhas btt

moda

motovedras

movefree

movefree factory team

movefree/shimano

movefree_

natal movefree

nuno machado

oestebike

oribtt

pardal

passatempo

passeio movefree

passeio nocturno

passeios

passeios de loja

passeios nocturnos

patagonia luso expedition

paulo guerra dos santos

pedro dias

pedro duque

pedro maia

produtos

promoções

raid btt

ribamar

ricardo mendes

rockhopper sl

são martinho

saúde

scott

scott scale 900 rc

segurança

sintra

site movefree

solidariedade

specialized

stumpjumper ht

tapada nacional de mafra

test bike

torres vedras

transalp

treinos

triatlo

tutorial

urbano

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

LINKS